segunda-feira, 22 de agosto de 2005

Ascensão e queda de um rude plebeu

Matéria sobre o média-metragem de 1983 no Correio Braziliense (27/03/2001).

Parte I: Ascensão

Era bom demais pra ser verdade. Tive um orgasmo mental quando abri o jornal naquela terça e li o artigo. Não era a primeira vez que Daniela Paiva, jornalista sempre sensível à causa roqueira, nos dedicava uma página inteira na capa do caderno de cultura. Dessa vez anunciava uma mostra de cinema punk, deixando lá no finzinho da página a minha chance de realizar um antigo sonho: hora e local de exibição do lendário vídeo caseiro produzido pelos rudes plebeus junto com o rei dos legionários. Uma raridade de 20 anos atrás que parece ter previsto o futuro da minha banda brasiliense favorita. E tal sonho não me custaria um centavo:


Entrada franca!


Pelo menos foi o que os organizadores anunciaram no jornal...


Parte II: A Queda

Foi prazeiroso chegar ao Centro Cultural por volta das 20h30 e encontrar várias figurinhas punks (?) da cidade reunidas numa só fila, numa reprodução fiel de uma fila do Porão do Rock... Foi uma dessas figuras que me avisou logo de cara: "véi, tem que pegar ingresso..."

"Como é que é?..."

"Isso mermo, corre lá que deve tá esgotando..."

Corri, em vão. Um cara vestido com a camiseta da tal mostra punk tava lá parado na bilheteria com cara-de-tacho só pra dizer "tem mais não... ingresso esgotado"... "Tem como entrar mais não".

"COMO ASSIM??? Lá no jornal cês avisaram só que era ENTRADA FRANCA, não tinha nada de MEDIANTE RETIRADA ANTECIPADA DE INGRESSOS NA BILHETERIA"!!!
[desnecessário reproduzir o palavreado punk hardcore que vociferei contra ele]

O cara-de-tacho não moveu um músculo do rosto ou do corpo. Enquanto isso, na entrada da caixinha de fósforo que era a sala de exibição do filme – inadmissível um Centro Cultural de proporções faraônicas ter uma salinha daquelas – outro indignado que veio de Taguatinga impulsionado pelo mesmo sonho tentava argumentar e convencer o segurança que recolhia os ingressos a deixar a gente entrar... Inutilmente. Pra consolidar a clima anti-rock, um punk de butique com a boca cheia de piercings posando de responsável pela sessão com o curta ainda pediu pra chamar um dos guardas pra fazer cena de "tô na área" diante dos excluídos, como se alguém ali o ameaçasse de morte – e deveriam mesmo: entrei no embalo e me uni a outros barrados no coro de xingamentos. Não havia tanta gente do lado de fora, de onde dava pra ver que, lá dentro, havia espaço de sobra pra sentar, deitar e ficar de pé... Quem se importava? Tudo o que queríamos era finalmente poder conferir o histórico curta pelo qual Renato Russo e os integrantes da Plebe Rude levaram o prêmio de melhor filme experimental do Festival de Cinema em 1983. E tudo o que repetiam é que haviam distribuído uns 120 ingressos antecipados e que a caixa de fósforos já estava lotada. Argumentamos que a entrada de mais alguns palitos não faria nenhuma diferença. E continuaram com a mesma ladainha. Um amigo quis me convencer a sair logo dali dizendo que era só fazer uma busca pelo Kazaa que eu baixava e assistia em casa mesmo. "Nãããão!!! *@$%¨&*# nenhuma!" Já havia procurado antes e nunca tinha achado... Mas passados uns 40 minutos após o início da sessão, eu e os demais excluídos – quem diria, da mostra de um movimento que sempre encarnou o espírito do rock de protesto – vazamos de lá, devidamente frustrados com o concreto rachado do CCBB.

São essas e outras que me fazem pensar que o punk deve estar mesmo enterrado desde 1983.

Um comentário:

  1. O outro lado da história (não menos decepcionante):

    I
    Sim. Era a felicidade suprema! Segunda feira um amigo liga com a proposta: vídeo caseiro do Plebe Rude, com a participação de dois ícones do rock de 80. Um verdadeiro Paralamas Urbano para quem passa as férias em Brasília. Tudo bom e combinado: vídeo, uma meia dúzia de bons amigo e quem sabe depois uma emocionante e contente esticada na noite, depois de realizado um sonho antigo de dez anos.


    II

    Terça-feira. Tudo REALMENTE confirmado e combinado. Três seres têm a -no fim das contas tida como genial- idéia de chegar mais cedo àquele espaço cujo concreto da caixa de fósforos rachou: um pós-punk fã dos Ramones, uma determinada e saudosa anosoitentista ruiva e uma discreta revolucionária fã-do-Henfil. Alguém que se passava por vigia daquele espaço que seria muito disputado, e que não caberia nem metade dos que queriam meesmo ver a mostra, com a boca cheia de piercings e uma camiseta "Punk 30 Anos" avisa que "véi, tem que retirar ingresso". "Tá, a gente vai pegar mais um prum amigo que vai chegar" "Não, mas não pode. É um pra cada pessoa", "Cara, mas não tem nada a ver, a gente já tá aqui, tá cedo, não custa nada a gente levar mais um", "Não tem nada a ver mas não pode", "Peraí, mas vcs nem avisaram que era mediante à retirada ANTECIPADA de ingressos!!!!!", "...".

    III

    Chega quem mais queria ver a mostra. Tudo pronto, a gente pega a fila. O amigo que era quem-mais-queria-ver-a-mostra não entra. A gente volta pra ver o que aconteceu. Ele é o último de uma fila de dez pessoas mais ou menos, que estão esperando a boa vontade de uns dois ou três que insistem em dizer que a sala de projeção (bem menor do que deveria, para um monumento colossal que é o CCBB) está lotada.

    -Cara, não tem nada disso. Tem lugar lá dentro.

    -Não, ingressos esgotados é porque os lugares acabaram também.

    -Tá. Eles ficam em pé.

    -Não.

    - #$%&*"!!!!!!

    -Pra dentro que a gente vai fechar a sala

    -*&¨¨¨!!

    -Vai fechar...

    -...

    A gente entra, o lugar está com a lotação em 70%... Quem está lá fora está com a decepção a 100%...

    Depois da mostra (70min), a gente sai, olha pra trás...

    É, o concreto (do CCBB) definitivamente rachou...

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