quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Eu vi você no Orkut

A nova era virtual decretou o fim do anonimato. Não existe mais ninguém anônimo – só quem assim quiser se manter. Estão à sua disposição muitos mais do que 15 minutos (ou pixels) de fama. Se eu não te reconhecer, você é quem me identificará, mais ou cedo mais tarde, pelas ruas, corredores, escola, festas ou no prédio onde trabalho. Porque a minha carinha (e a tua) tá lá, para alegria e frenesi da curiosidade alheia.

Desconhecidos e conhecidos "de vista", amigos e desafetos, amores e ex-amantes, os que ainda te amam ou te odeiam. Passam todos por lá: pra matar a saudade, pra bisbilhotar sem ninguém saber, ou apenas para conferir se você está mais ou menos feliz do que antes. Por mais que resista, mais cedo ou mais tarde aquele (des)conhecido seu vai dar as caras por lá – para sua total alegria ou insatisfação.

Reencontros? Procure pela comunidade da sua antiga escola; olhe bem, com certeza os rostos mudaram um pouco, ou bastante. Com um pouquinho de vontade ninguém "das antigas" vai passar despercebido. Poste um tópico do tipo "Alguém aqui de 96-99?" e aguarde por possíveis surpresas (por vezes) agradáveis.

Curiosidade sobre a vida alheia? Eis a oportunidade que você tanto procurava... de saber tudo sobre aquela pessoa com quem você anda flertando, sobre aquele antigo rolo ou sobre aquela pessoa megera que você odeia... basta ter o nome e o sobrenome, que o site faz o resto. Descubra e – em alguns casos – surpreenda-se.

Insegurança amorosa? Seus problemas acabaram! Não, o fato do seu amor ter uma vitrine virtual aberta ao público não é problema: agora, todas aquelas indesejadas amigas do seu namorado vão dar as caras na página de scraps pra falar com ele, e você ficará sabendo do perfil das possíveis adversárias, bem como de suas (insinu)ações em tempo (quase) real... e não se esqueça da foto com você do ladinho dele, pra demarcar também virtualmente seu território (o mesmo vale para homens).

Diga-me quais comunidades freqüenta e te direi quem és... em um pouco de cada post ou scrap, descubra mais sobre quem você quiser. Não acredite muito no que vê no tal "profile" – o que a pessoa registra em scraps e tópicos de comunidades acaba sendo mais sincero e revelador do que aquilo que ela expõe em seu próprio perfil.

– Oi, vem cá, quero te apresentar a...

– Olá, muito prazer... nem precisa dizer mais nada – já sei quem você é porque já te vi no Orkut.

7 comentários:

  1. Adorei. Sobretudo a assertiva de demarcar território posando ao lado do parceiro ou parceira. Na maioria das vezes as pessoas que falam contigo cheias de intimidade no orkut são as mesma sque fingem não te ver numa festa. É a solidão do Technosapiens; virtual, digital e hipócrita!

    ResponderExcluir
  2. "Meu Orkut me Condena"... quantas vezes eu já não ouvi isso?? hehehe

    Mas me responde aí? QUantos dos teus amigos do orkut são seus AMIGOS mesmo, de verdade, na vida real? hein?

    ResponderExcluir
  3. Oi! Fiquei feliz (e surpresa) ao saber a impressão que vc teve de mim lá no PDS... =)

    Adorei esse seu texto. Diz tudo! Descreve perfeitamente o que o Orkut é capaz de proporcionar... para o bem ou para o mal. Sei lá, acho interessante quando encontro alguém que não tenha um perfil no Orkut. Talvez essa pessoa seja mais livre (não sei se essa seria a palavra certa). Fico pensando.

    Beijo pra vc! :*

    ResponderExcluir
  4. esse blog não é atualizado há quantas eras, hein???

    ResponderExcluir
  5. Gostei desse texto. Não conhecia teu blogue, achei o link num email seu lá no Butikim
    abraços
    http://caxassafilosofal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Pois então, vivemos em mundo cada vez mais individualista, por um lado, mas por outro , cada vez mais carente, com necessidades cada vez maiores de contato com oitras pessoas. É um paradoxo idiota, eu sei, mas "ninguém" mais quer ser desconhecido, ou quer manter sua privacidade. O legal é ser exposto, é que todo mundo te conheça a fundo, é que todo mundo saiba dos seus problemas, porque pode ser uma possível novela, filme ou história em quadrinho. Há uma necessidade muito grande de reconhecimento, seja lá do que for, por puro egocentrismo da pessoa em questão XD°°°
    É esquisito, né?
    Mas só queremos trilhar caminhos que desconhecemos, e é uma grande pena estarmos desconhecendo a união, o coletivo, e usarde artimanhas como Orkut e MSN para, ilusioriamente, suprir essas necessdidades...

    Showzão de boa seu blog!

    Bjão!

    ResponderExcluir