terça-feira, 23 de outubro de 2007

O $egredo


Esses dias eu peguei na locadora um lançamento recente em DVD, o incensado documentário "O Segredo". Um amigo que já tinha visto disse que não era bom. Quando o peguei na locadora, um casal se dirigiu a mim dizendo que não haviam gostado. Como a minha curiosidade é sempre mais convincente do que o gosto e a opinião de amigos e desconhecidos, eu precisava assistir não só pra descobrir o segredo como pra ter o prazer de dizer que aquilo não prestava.


Dito e feito.


Logo aos primeiros 20 minutos do filme, o "filósofo" Bob Proctor faz a seguinte afirmação:

"Por que você acha que 1% da população ganha cerca de 96% de todo o dinheiro que circula? Você acha que isso é um acidente? Não é acidente! Isso é projetado para ser assim. Esse 1% entende algo. Eles entendem O Segredo, e agora você está sendo apresentado a ele..."

Isso mesmo, senhoras e senhores, em poucas palavras, o "filósofo" Bob Proctor resumiu essa grande questão histórica de um modo que nenhum outro homem jamais ousou fazer.

Pela primeira vez na minha vida eu parei de assistir a um filme (bem) antes que ele terminasse.

O segredo me custou R$ 5,00 de locação. E os inventores da idéia devem estar contentes com o sucesso que o filme está fazendo entre os que acreditaram que as desigualdades sócio-econômicas do mundo se devem ao fato de bilhões de pobres estúpidos não pensarem positivamente!


O que é mais criminoso: deixar que um cara desses ostente o título de filósofo ou acreditar na grande revelação d'O Segredo?

4 comentários:

  1. Aff... triste!
    Eu odiei o filme. Consegui assistir até o final, mas também não acreditei em nada do que aquele povo falou. O bom é que baixei no computador e não gastei meu dinheirinho suado (é suado só porque não conheço O SEGREDO. rs). Engraçado foi que assistindo ao filme eu me lembrei de um livro que peguei na BCE há alguns anos atrás. O nome era "Pare de Sofrer" não me lembro e nem quero me lembrar o nome do autor, mas era neste mesmo estilo de ficar pensando positivo e etc. (a tal Programação Neurolingüística) engraçado que tinha até exercícios para isso. Resultado: não consegui terminar de ler o bendito ou maldito livro.
    Pior de tudo é que conheço pessoas que adoraram o filme. Aff... mas vamos respeitar.
    Beijos
    =)

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ao filme no site do Google muito antes desse sucesso e eu amei. Lembro que indiquei para meio mundo... talvez o problema seja, justamente, as pessoas irem assistir achando que aquilo lá mudará a vida delas da noite para o dia. Agora, que o pensamento é mais poderoso do que se imagina, é só estudar um pouco sobre doenças psicossomáticas ou saber que o câncer, em quase 90% dos casos, é proveniente de melecas mentais para saber que O segredo não está tão longe assim de ser verdade. Aí, como a própria Luciana falou aqui, vamos respeitar. ;o)

    Imenso beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti ao filme. É um filme de auto ajuda, uma categoria que só exestia na literatura. Mas a históaira da riqueza e dos ricos do mundo estea baseada em escravidão, exploração, guerras e genocídios e não em "força de vontade". Trata-se na verdade da vontade impor a sua força. Por iso é que dizem que de boas intenções o inferno tea cheio.

    ResponderExcluir
  4. Quanta estupidez! Olha, pode ser pré-conceito (acho que é, mesmo), mas passo longe dos códigos da vida, segredos etc.

    Que grande f.d.p., esse cara! Faço um pensamento positivo, aqui, para que ele suma do planeta!

    Abraços,

    Maya

    Seu link está no meu blog, but actually is the first time I come here to visit you... And i liked it! Thanx!

    ResponderExcluir